Blog
A lealdade de Itai
A bíblia nos fala de Itai um guerreiro valente de Davi, não sabemos como Davi o conheceu, provavelmente quando ele era ainda um fugitivo de Saul, quando vivia na caverna de Adulão.
Nos dias em que Absalão tomou o reino de Davi seu pai, por meio de usurpação, Davi fugia de Absalão, disse a Itai e seus homens que voltassem a Jerusalém, porque certamente, ele não representava ameaça por ser estrangeiro, entretanto, ele jura lealdade a Davi e ao Senhor, fosse para vida ou para morte, e a resposta de Davi foi que ele passasse a frente, vendo que estava determinado a segui-lo; essa passagem é para nós(cristãos) como uma lição da palavra de Deus, Jesus disse no mundo tereis aflições, em tempos difíceis ele espera de fidelidade, lealdade, é muito fácil ser fiel no palácio quando tudo vai bem, quando estamos sendo servidos, mas o rei espera lealdade no serviço, quando somos injustiçados, (Jacó foi injustiçado por seu tio muitas vezes, ele chega a dizer que Labão mudou seu salário dez vezes e qual foi a atitude de Jacó continuar a ser fiel),a verdade é, que esse que tipo de lealdade é a que o Senhor busca no seu povo.
Nunca seremos aptos para o reino de Deus se lançarmos mãos do arado e voltarmos para trás, devido as dificuldades da obra, ou por "falta de oportunidade" de desenvolver nossos talentos etc. O Senhor promete uma porta aberta aos fiéis(ap.3:8a), e não aos inscontantes,e é isso mesmo que o Diabo quer que pensemos como povo de Deus; a porta estará aberta aqueles que guardam a fidelidade não o contrário.Que possamos ser firmes na nossa confiança no Senhor porque o rei voltará! e dará a cada um segundo suas obras!
Deus abençoe sua vida!
As lições de Ziclague
Ziclague era uma cidade que pertencia a tribo de judá. Porém, nos dias de Saul ela estava nas mãos dos filisteus.
Não entendemos os caminhos de Deus. Davi foi perseguido mortalmente por Saul por muitos anos e a bíblia diz que Davi ficou em Ziclague um ano e quatro meses. Temendo ser morto por Saul, ele fugiu para lá. Se formos lembrar, Davi foi quem matou Golias. Mas, enfim, ele foi aceito lá, não sabemos como? Ele achou refúgio lá. E lá ele continuou pelejando contra os amalequitas. Contra os outras nações inimigas do povo de Deus. Um dia os filisteus saíram para a batalha contra o povo de Deus. E Davi foi para a Batalha. Para jurar lealdade a Áquis, Davi já tinha esquecido que Deus o ungiu ele achou que Deus o tinha esquecido. Ele achou que não ia acontecer mais. Há muitos anos que ele fugia de Saul. Muitos anos que o mal prevalecia. Se a gente vê os sofrimentos de Davi. A perseguição de Saul contra ele era mortal, triste e muito perversa. Nos Salmos está escrito. Os sofrimentos de Davi, Davi chega a escrever somos entregues à morte por amor de ti.O próprio apóstolo Paulo, usou esse Salmo e essa passagem para dizer a situação dele também era semelhante a de Davi. Porque Saul e seu exército o perseguia. Áquis indo para a guerra contra judá. O povo de Deus. E Davi fora com ele, os filisteus o rejeitam para a batalha e ele volta para Ziclague e encontra a cidade destruída. Seus filhos. Todos foram levados. Então Davi e seus homens resolveram chorar. Até não ter mais força, mas Davi se pôs a buscar a Deus. Davi estava numa situação difícil. De um lado desprezado, vivendo pelos desertos, vivendo em cavernas, em terras estrangeiras, Davi dizia, o pardal encontrou casa Andorinha, ninho para si. Ele dizia que vivia longe dos altares de Deus. Tinha saudades da comunhão com Deus. Os seus pais estavam em Mohab. a família estava distante, entretanto havia uma promessa na vida dele. Que Deus não se esquece do que promete, Não se esquece que ele prometeu, ele faz na vida daqueles que permanecem crendo. Que permanece buscando, e rei Davi buscou a Deus.
Então Davi perseguiu o bando. Davi com a presença de Deus, Davi estava com a estola sacerdotal, Deus disse, persegue bando. Davi desceu. E Davi salvou tudo. Davi ainda mandou presentes para aquelas cidades que Foram destruídas pelo bando.
Davi estava no limite. Davi não tinha perspectiva. Quando ele voltou a cidade. Teve que reconstruir tudo de novo. , mas quando a gente chega no nosso limite. É quando Deus começa agir é quando Deus começa a trabalhar. É quando Deus diz, agora é minha vez. Saul foi para batalha. Pereceu na mão dos inimigos, conforme a palavra de Deus disse. Não que essa era a vontade de Deus, nem a vontade de Davi. Mas, por consequência, a desobediência do próprio Saul. (Nunca devemos querer o mal de ninguém). Mas, Cada com colhe o que planta. Naquela mesma época, naqueles mesmos dias Saul, morreu na guerra. Davi, ouve, ficou sabendo. Só falou as virtudes de Saul. Também não falou mal? Davi tinha todos os motivos para falar mal. Mas ele falou suas virtudes. Devemos desejar de Deus um coração assim, Depois daquilo, logo Davi foi ungido rei de hebrom. Depois Rei de Judá e por fim de Israel. A Palavra de Deus não falha. 13 anos, Davi. Peregrinando por cavernas, desertos por fim Deus o buscou. Deus o buscou detrás das malhadas e um ungiu.
Davi teve muitas vitórias. Mas ele nunca se esqueceu de Ziclague. Ziclague representava o limite Davi. Que representava que Davi não podia mais. Ela não tinha mais esperança. Deus é Deus da Esperança. Davi, escreveu. Ó Esperança de Israel! Quando a esperança da pessoa se acabar, Deus ainda será nossa esperança.
Ele estará sempre conosco!
Ministério da oração e da palavra na igreja do Senhor
Atos: 6:4
O ministério da oração e da palavra é importantíssimo na igreja de Cristo, os apóstolos falando ao povo, disseram levantemos homens para cuidar deste importante negócio e nós perseveraremos no ministério da oração e da palavra; a distribuição diária era muito importante, porém o ministério da oração era a mais importante, Jesus fazia as coisas mais importantes em primeiro lugar, ao levantar cedo para ir no monte orar; (Mc. 1:35). Martinho Lutero, João Wesley, Finney, Moody e tantos outros seguiram o mesmo caminho. Devemos seguir o modelo bíblico e colheremos muitas benção espirituais, assegurando a presença de Deus para o dia todo, quando oferecemos a primeira hora pra Deus, ou meia-hora ou ao menos quinze primeiros minutos do dia! Amém!
Deus nunca prometeu portas abertas
"Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, despedaçarei os ferrolhos". (Is. 45:2)
O texto nos fala claramente que as portas estão fechadas, porém existe uma promessa do Senhor em abrir as portas fechadas, destruir as trancas de ferro, em quantas situações da nossa vida deparamos com situações aparentemente sem saída por exemplo nos negócios, na família, vida espiritual, dívidas que parecem sem solução.
Jesus disse batei e a porta se abrirá, Paulo disse uma porta se me abriu, em todas as situações as portas estavam fechadas, porém a promessa do senhor é que não permanecerão fechadas se batermos, perseverarmos, irmos em frente, situações difíceis sempre surgirão, vida cristã também é chamada de bom combate da fé, nenhuma vitória virá, seja no campo físico ou espiritual sem fé, a passagem de efésios 6, nos fala que estamos inseridos nesta luta espiritual.
Em suma, haverá sempre grandes oportunidades em áreas da nossa vida por detrás desta portas, portanto todas as vezes que nos deparamos diante destas portas, (situações aparentemente sem saída), é porque o Senhor quer nos abençoar; Jejue, ore, busque em Deus socorro que Ele lhe dará a vitória. Amém!
"Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum"(Mt. 17:21)
Houve um dia que os discípulos não conseguiram expulsar um demônio, no entanto, eles receberam autoridade de Jesus para fazê-lo, já haviam expulsado muitos demônios fizeram muitas curas, quando Jesus os enviou, primeiro somente os doze e depois um grupo de setenta, quando estavam regozijando pelo fato dos demônios se submetera a eles pelo poder de seu nome. Mas este caso foi diferente dos demais, quando o pai do menino vai até ele, dizendo que seu filho estava endemoninhado e os discípulos não conseguiram expulsá-lo; Jesus os repreende pela sua incredulidade com essas palavras "Oh! Geração incrédula"...
Os discípulos depois o indagou porque não pudemos expulsá-lo a resposta de Cristo foi simples pela pequenez de vossa fé (os discípulos falharam neste caso, entretanto não desistiram, quiseram saber o porque da falha), contudo esta espécie de demônios só sai com jejum e oração. A pergunta é; O que expulsa os demônios é o jejum? A resposta é não! Vamos analisar, no texto Jesus disse a pequenez de vossa fé; Então é a fé que expulsa os demônios, em outra passagem Jesus disse: "Se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus é chegado o reino de Deus"... Quando jejuamos e oramos aproximamo-nos de Deus (Espírito Santo), e ele nos concede fé para expulsarmos demônios e operarmos os sinais; Se você está enfrentado lutas e dores saiba que ao nome de Jesus todo mal tem que cair por terra, Ele já lhe deu a vitória sobre todo mal; "Eis que vos dou poder e autoridade para pisardes em serpentes, e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum"... (Lc: 10:19-21)